Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Zoonoses
Zoonoses

http://tudosobrecachorros.com.br/wp-content/uploads/zoonoses.jpg

 

As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas. Eles incluem doenças que são causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos. Dependendo da doença, zoonoses podem ser transmitida de várias maneiras. Algumas doenças zoonóticas podem causar apenas doença leve, enquanto outros, como a raiva, pode ser fatal. Este artigo não é para alarmar, mas simplesmente informá-lo que essas doenças ocorrem e existem várias maneiras de ajudar a manter você e seu animal de estimação saudável. Algumas destas doenças, como a salmonela e toxoplasmose, são mais fáceis de serem contraídas a partir de alimentos crus ou mal cozidos do que pelo animal de estimação.
 
 
Algumas pessoas tem mais risco de adquirir uma zoonose?

 
Pessoas cujo o sistema imunológico pode não estar funcionando normalmente estão em mais risco de adquirir uma zoonose ou desenvolver uma doença mais grave. Estas pessoas incluem:
 
• Bebês e crianças muito jovens


• Mulheres grávidas


• Idosos


• Pessoas recebendo quimioterapia, transplantados e outros que possam estar em uso de medicações imunossupressoras, incluindo a utilização de corticosteroides a longo prazo


• Pessoas com condições médicas crônicas, como diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, cirrose hepática ou outra doença hepática crônica


• Pessoas que tiveram uma esplenectomia


• Pessoas com infecção por HIV ou AIDS


 
Pessoas com essas condições muitas vezes podem manter em segurança seus animais de estimação, mas o tipo de e idade do animal de estimação que têm deve ser cuidadosamente considerada. Em geral, os répteis são menos seguros que outros animais de estimação e animais de estimação que são domésticos e são considerados mais seguros.


 
Como evitar zoonoses

 

Manter seus animais de estimação saudáveis, usando o bom senso e uma boa higiene podem reduzir o risco potencial de transmissão.
 
• O seu animal de estimação deve receber um exame anual ou semestral feito em um veterinário. Isto não só irá ajudar a manter seu animal saudável, mas também vai encontrar quaisquer problemas mais que possam ocorrer de forma mais precoce. Isto irá aumentar as chances de sucesso do tratamento e torná-lo menos propenso a obter qualquer doença zoonótica a ser transmitida. Mesmo se o seu animal de estimação não mostrar sinais de doença, consulte o seu veterinário e agende uma consulta.


• Alimente o seu animal de estimação uma dieta de qualidade e evite a alimentação crua ou em carne ou leite não pasteurizado.


• Cuide da sua higiene quando estiver ao redor de seu animal ou qualquer um dos resíduos do seu animal. Evite o contato direto com fezes de animais e resíduos. Usar luvas ao limpar resíduos animais, e sempre lavar bem as mãos depois. Também lave as mãos após ter contato com seu animal de estimação.


• Use controle de parasitas apropriado para o seu animal de estimação. Aplique vermífugos em seu animal, como recomendado pelo seu veterinário e utilize algum anti-pulga adequado e controle o carrapato. Além disso, mantenha em dia as vacinas para o seu animal de estimação.


• Impedir que o cão beba água fora de casa ou coma fezes de animais.


• Impedir que o seu animal vá a caçadas ou que tenha contato com a vida selvagem.


• Tem algum animal de estimação novo verificado pelo seu veterinário.


• Uma mordida ou arranhão de seu animal de estimação devem ser bem lavados imediatamente com água e sabão. Para mordidas, lave com sabão e água corrente por 10 minutos e, em seguida, contate o seu médico.

 

A tabela a seguir lista algumas das zoonoses mais comuns, as espécies de animais infectados, a via de transmissão, e os sintomas em ambos os animais e as pessoas. Esta não é uma lista completa mas irá lhe dar uma boa visão sobre as zoonoses.

 


zoonoses

 

http://tudosobrecachorros.com.br/2013/12/zoonoses.html

 

 

 

Projeto Castração © 2015 - 2023 Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039

Filial Palhoça: Rua Cecília do Rêgo Almeida, 93B (Portaria 2), CEIP, Jardim Eldorado, (48) 99118-5800

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.