Otite canina: uma das infecções mais recorrentes
Publicado por admin em 11/04/2017 16:48

http://doggi.ru/_pu/26/97212186.jpg

 

A otite canina é uma infecção da parte externa do ouvido, sendo um dos principais motivos de atendimento em clínicas veterinárias para pequenos animais.

E sem dúvidas, você, médico veterinário já avaliou casos como esse não é mesmo?

Hoje algumas raças de orelhas mais longas e caídas, como por exemplo, o Cocker, Golden Retriever e Labrador, possuem maior predisposição para a doença, que encontra um ambiente ideal em regiões quentes, úmidas e escuras, favorecendo a proliferação de microrganismos.

Essa enfermidade pode ter diferentes causas, tendo como principais as alergias e questões hormonais, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos.

Alguns dos sinais mais conhecidos e comuns dos animais portadores de otite são:

- coceira nas orelhas;

- secreções;

- mau cheiro;

- inchaços;

- vermelhidão na região;

- dificuldades na audição;

- dores;

Para garantir o alívio da dor, o profissional faz uso de antibióticos e anti-inflamatórios, além de aplicações de pomadas no local, sempre visando com cautela o grau da infecção.

A prevenção consiste na higienização e corte de pelos da região, evitando assim que o local fique úmido e favoreça o aparecimento de fungos e bactérias.

O profissional atuante na área deve ter preparação e conhecimento aprofundado sobre o assunto para garantir o sucesso de todo o processo de tratamento.

Pensando nisso e em outros casos presenciados em clínicas veterinárias trouxemos algumas dicas para você, médico veterinário, ampliar seu conhecimento e se destacar pelo diferencial.

 

http://www.revistaveterinaria.com.br/2017/04/07/otite-canina-uma-das-infeccoes-mais-recorrentes/